Baixe a Google Play Store gratuitamente

Tutorial Publique seu próprio APP na Play Store [2022] : Passo a passo

Tutorial Google PlayStore, Android
Baixar Google PlayStore

Publique seu próprio APP na Play Store [2022] : Passo a passo, Baixar


Quer publicar seu APP na Play Store mas não sabe por onde começar? Siga nosso tutorial passo a passo atualizado para saber como fazer upload de um APP na Play Store. Milhões de usuários em todo o mundo aguardam seu lançamento!

A google play store não só lhe dará visibilidade para seus milhões de usuários, mas também poderá gerenciar a venda de aplicativos e publicidade nela. Para começar a operar e carregar seu próprio APP na play store, você precisará concluir uma série de etapas muito simples que não levarão mais do que alguns minutos. A primeira coisa que você vai precisar é criar uma conta de desenvolvedor na play store, mas isso é algo que você verá melhor nas etapas a seguir. Você já tem seu aplicativo pronto? É hora de colocá-lo em operação e apresentá-lo ao mundo adicionando-o ao grande catálogo da google play store.
Passo 1
Antes de começar, você precisará criar uma conta de desenvolvedor na google play store.
É um processo muito simples, no qual você simplesmente precisa inserir os dados solicitados em cada etapa. Uma vez feito, você precisará autorizar o Contrato de Distribuição do Desenvolvedor. Agora você só terá que pagar uma taxa de inscrição única de $ 25.
Por fim, você deve finalizar as informações da sua conta e estará pronto para a próxima etapa.
*Lembre-se que para criar uma conta de desenvolvedor você deve ter mais de 18 anos.
Passo 2
Depois de ter sua conta de desenvolvedor, teremos que prestar atenção aos requisitos para fazer upload de um APP na play store. Esses requisitos serão os seguintes:

    - Você precisará do pacote de aplicativos ou, em outras palavras, do APK que deseja lançar na play store
    - Insira uma breve descrição do APP (máximo de 80 caracteres)
    - Uma segunda descrição, desta vez mais longa para explicar a APP (40 caracteres)
    - Prepare o ícone do seu APP usando um formato .png de 512x512
    - Capturas de tela do APP (no mínimo 2 e no máximo 8), fornecendo imagens que não ultrapassem 3480x3480 e em formato .png
    - Adicione os gráficos da função, pois um bom gráfico atrai mais usuários e os downloads aumentam
    - Por fim, eles também nos solicitarão um vídeo promocional/tutorial que mostre como usar o APP. A duração mínima será de 30 segundos e a máxima de 2 minutos.
Passo 3
Com todos os itens acima, você está pronto para começar a enviar seu aplicativo para a play store. Vá para a seção "Todos os aplicativos" e, uma vez dentro, escolha a opção "Criar aplicativo". Aqui começa o processo de upload e a primeira coisa que eles vão pedir é escolher o idioma padrão e dar um nome ao seu APP, que será aquele que será mostrado na play store (não se preocupe com isso porque você pode alterar isso depois).
Passo 4
O próximo passo será completar o arquivo apresentado pela Google Play Store e é aqui que você terá que capturar a maioria dos requisitos que falamos na etapa 2.
Neste ponto, teremos que nomear o produto, além de adicionar uma descrição curta e longa. Aqui é aconselhável aplicar ASO (SEO mobile) e usar muitas palavras-chave associadas ao seu produto.
Teremos também espaço para adicionar recursos gráficos como vídeos ou fotografias, escolha da categoria, detalhes de contato, política de privacidade e alguns dados extras necessários para concluir o processo.
Passo 5
Estamos diante de um dos pontos mais importantes e é que é hora de fazer o upload do nosso arquivo APK, que seria o código-fonte do seu aplicativo. Dentro do aplicativo Play Console você deve acessar a opção "Gerenciamento de versões" e dentro dela clicar em "Versões do aplicativo".
Nesta etapa você poderá escolher entre lançar um teste interno, uma versão fechada, uma versão aberta ou criar diferentes versões do seu APP. Feito isso, na seção "Gerenciamento de lançamentos", você encontrará a opção "Biblioteca de artefatos" e é aí que você poderá ver a lista de seus APKs e seu status.
Se você precisar de mais de um arquivo APK para que seu APP seja compatível com todos os dispositivos, poderá fazer upload de vários para o mesmo aplicativo do Play Console.
Passo 6
A próxima etapa que você precisa concluir é preencher o questionário de classificação de conteúdo. Você encontrará essa opção em "Presença na Google Play Store" e, uma vez dentro, selecione "Classificação de conteúdo".
Você deve inserir um e-mail e clicar em continuar para selecionar uma categoria e iniciar o questionário. Feito isso, clique em "Salvar Rascunho" e, em seguida, pressione a opção "calcular a classificação do APP".
Preste muita atenção a esta etapa, pois é outra das mais importantes, pois se um APP aparecer como Sem classificação, a Play Store poderá removê-lo automaticamente. Em suma, essa classificação serve para que os usuários identifiquem conteúdos ofensivos ou menos apropriados nos aplicativos.
Passo 7
É hora de configurar o preço e a distribuição do nosso APP. Os aplicativos da Play Store podem ser gratuitos ou pagos, portanto, você deve ter clareza sobre a qual grupo o seu pertencerá. Obviamente, lembre-se de que um aplicativo pago pode ser alterado para gratuito, mas o inverso não funciona.
Caso seu APP seja classificado como pago, você também terá que estabelecer seu preço ou tarifa.
Neste momento, também teremos a oportunidade de selecionar os países e regiões em que vamos colocar nosso APP em circulação.
Passo 8
A etapa final será enviar nosso APP para análise, pois o processo não será imediato.
Antes de clicar nesta opção, revise cada uma das etapas anteriores e certifique-se de ter cumprido tudo. Na opção "Versões do aplicativo", escolha a versão que queremos enviar para a Play Store e clique em "Revisar e iniciar"
Certifique-se de que a versão não tenha nenhum bug com a opção "Confirmar lançamento". Isso fará com que a plataforma Play Console execute uma análise automática, que pode levar até 48 horas se for a primeira vez que você faz esse processo.
E é assim que você poderá colocar seu APP em circulação na plataforma Play Store, tornando-o visível para milhões de pessoas em todo o mundo. Não se preocupe se a Google Play Store rejeitar o upload, isso acontece com muita frequência. No entanto, tudo o que você precisa fazer é verificar os motivos da rejeição e encontrar uma solução, podendo enviar a solicitação novamente.
Lembre-se de que, para mantê-lo informado sobre as últimas novidades da Play Store em nosso site, você poderá encontrar as versões mais recentes da loja do Google e os tutoriais mais úteis para aproveitar ao máximo seus dispositivos Android.

Baixar





Outros tutoriais recomendados



TOP